Você sabe a origem do dia das crianças?

A data sugerida é dia 20 de novembro mas uma campanha publicitária promoveu o dia 12 de outubro no Brasil.

Diferentes países comemoram o dia das crianças de acordo com sua história e seus significados, a UNICEF tentou padronizar o dia 20 de novembro para comemoração universal, mas no Brasil a tentativa de estipular uma data fixa aconteceu há umas décadas atrás. O dia 20 de novembro foi escolhido porquê nesta data, em 1959, a Declaração dos Direitos da Criança foi oficializada, um documento importante onde se estabelece os direitos válidos a todas as crianças, sejam eles amor, alimentação e educação.

No Brasil, o deputado Galdino do Valle Filho em 1923, foi quem propôs a data 12 de outubro como o dia oficial, após o país sediar o 3° Congresso Sul-Americano da Criança. O decreto n° 4867 de 5 de novembro de 1924 oficializou o dia 12 de outubro como data oficial de comemoração do Dia das Crianças.

Apesar do decreto, a data só foi levada em consideração por todo o país em 1955 após uma campanha de marketing da empresa de brinquedos Estrela, a tal “Semana do Bebê Robusto” com o objetivo de aumentar as vendas. O sucesso foi tamanho, que atraiu outras marcas das indústrias de brinquedos para essa semana comemorativa, assim o dia 12 de outubro que já era o dia oficial, passou a ser comemorado e incorporado aos calendários de todo o Brasil.

Compartilhe com facebook
Compartilhe com twitter
Compartilhe com linkedin
Compartilhe com skype
Compartilhe com telegram
Compartilhe com whatsapp