Visite Taquaruçu (Palmas/TO)

Taquaruçu é um distrito do município brasileiro de Palmascapital do estado do Tocantins. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população no ano de 2010 era de 4 739 habitantes, sendo 2 429 homens e 2 310 mulheres, possuindo um total de 1 597 domicílios particulares.

Foi criado pela lei estadual de Goiás nº 10.419 de 1º de janeiro de 1988, sob a categoria de município e com o nome de Taquarassu do Porto (instalado em 1º de junho de 1989). Pela resolução nº 28, de 29 de dezembro de 1989, o município passou a pertencer, sob a condição de distrito, à cidade de Palmas, criada pelo mesmo decreto. A área do ex-município englobava o território dos antigos distritos de Taquaralto e Canela, criados pela resolução nº 1, de 18 de dezembro de 1989, e anexados a Palmas pela lei nº 33, de 13 de fevereiro de 1990. Estes, no entanto, foram transformados em bairros ainda na década de 1990 e Taquarassu do Porto passou a denominar-se Taquaruçu.

Taquaruçu também é conhecido como a região serrana de Palmas, sendo a localidade mais alta e mais fria do município, com uma altitude média de 410,91 m. O distrito possui diversas cachoeiras, dentre elas, a cachoeira de Taquaruçu, Roncadeira, Evilson e etc. A região também possui belíssimos balneários naturais, com destaque o vale do Vai Quem Quer.

Um dos grandes atrativos local sem duvidas é o rapel na cachoeira do roncador e a Tirolesa Voo do Pontal. A tirolesa Voo do Pontal é a maior da região norte e está entre as três maiores tirolesas do Brasil. Sua extensão é de 1300 metros e a altura um pouco mais de 200 metros que garante a adrenalina e emoção. Assim, Taquaruçu é considerado como um dos principais atrativos turísticos do Tocantins.

A rodovia que serve à localidade é a TO-030. Abriga ecossistemas variados que incluem vegetação rasteira do cerrado, solo seco da caatinga e até mesmo árvores gigantes amazônicas com mais de 300 anos de existência.

Compartilhe com facebook
Compartilhe com twitter
Compartilhe com linkedin
Compartilhe com skype
Compartilhe com telegram
Compartilhe com whatsapp