Vídeo mostra idoso engatinhando em chão de UPA para usar o banheiro

De acordo com testemunhas, o homem foi ignorado pelos profissionais da saúde.

Um vídeo feito dentro de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mostra um idoso engatinhado para conseguir ir ao banheiro. Pessoas que presenciaram a cena, contaram que o homem era um morador de rua que aguardava pelo atendimento e estava muito debilitado.

A situação aconteceu na segunda-feira (31) em uma UPA da região sul da capital. “Quando chegamos ele já estava lá. Depois que meu esposo começou a ser atendido ele pediu ajuda na enfermaria masculina. Ele falou: ‘socorro, socorro’. Um funcionário disse que ele precisava tomar banho e quando ele pediu ajuda na segunda vez já começou a vomitar sangue. Saiu muito sangue pelo nariz. Ele segurou no leito do meu esposo e foi engatinhando

até o banheiro. As enfermeiras estavam olhando para ele, mas não ajudaram”, contou uma mulher.

A Secretaria Municipal de Saúde da cidade afirmou ter tomado conhecimento sobre o caso e ainda vai se manifestar. A mulher que gravou as imagens, ainda contou que uma profissional buscou uma cadeira de rodas mas não chegou a colocar perto do paciente e o homem voltou se arrastando para a sala de espera.

A acompanhante disse que queria ajudar mas não estava com EPIs e esperava o acolhimento necessário da equipe de saúde. “Eu não podia me aproximar, mas os enfermeiros estavam lá com EPIs [equipamentos de proteção individual], luvas, máscaras, jaleco. Eles podiam cuidar e não fizeram”, falou.

Compartilhe com facebook
Compartilhe com twitter
Compartilhe com linkedin
Compartilhe com skype
Compartilhe com telegram
Compartilhe com whatsapp