Turismo de luxo: glamping é nova tendência na região do Jalapão

Atividade segue o exemplo dos safáris africanos; Azul terá voos diretos de BH a Palmas a partir de 27/02.

A partir de 27 de fevereiro, os mineiros poderão explorar com mais facilidade as belezas únicas do Jalapão, no Tocantins, graças aos voos diretos que a Azul lançará de Belo Horizonte a Palmas, com quatro frequências semanais. No destino, a atual tendência do turismo são os safáris camps oferecidos pelas operadoras, que seguem o conceito de glamping (acampamento glamouroso) e proporcionam conforto e segurança.
Uma das empresas que oferece esses passeios, a Korubo Expedições, explora a região de forma única, ou seja, os turistas ficam 24 horas imersos e isolados na natureza, como acontece nos safáris africanos. Há, ainda, acesso exclusivo a dois fervedouros — nascentes de rios subterrâneos que geralmente não têm espaço para a vazão da água e formam um tipo de piscina natural, onde é impossível afundar — e a praias privativas. Além disso, pode-se fazer canoagem no rio Novo, que fica às margens das tendas.
Ao estilo das  usadas em safáris africanos, essas tendas com preocupação autossustentável são o diferencial da experiência: acomodam de duas a quatro pessoas e contam banheiro privativo e camas confortáveis. Já os banhos acontecem em espaços comuns, com boxes individuais e duchas de aquecimento solar. O acampamento não possui energia elétrica, o que permite melhor visualização das estrelas, mas lanternas de LED e geradores de energia.

Explorando a região

O Jalapão é um dos destinos da vez em 2013. As paisagens do “deserto” do Jalapão, que se estende por uma área de 34 mil km² e quatro municípios do Tocantins, contemplam impressionantes dunas de até 30 m de altura, cachoeiras, rios cristalinos, corredeiras, chapadas e formações rochosas de diferentes tons, além de uma mata de transição entre cerrado e caatinga, na qual predomina uma vegetação rasteira típica das savanas.
A fauna da região, que fica 172 km da capital Palmas, também é rica — destaque para onças-pintadas, jacarétingas, jabutis, suçuaranas, lobos-guará, raposas, tatus, gatos-do-mato e jacarés. Para completar, é possível praticar birdwatching (observação de aves). Entre as espécies presentes estão patos-mergulhões, Inhambu, picapau-do-campo, Carcará, gaviões, emas, seriemas, periquitos, gaviões, perdizes e araras (azuis, vermelhas e canindé).
Os programas da Korubo podem incluir crianças a partir de 8 anos, têm duração de cinco ou seis noites e são all- inclusive. Além das quatro refeições diárias preparadas por chefs, estão incluídos traslados a partir de Palmas e deslocamentos pelo destino em veículos 4×4 com grandes janelas, mirante e todas as atividades conduzidas por guias, como canoagem, as cachoeiras da Velha e do Formiga, o mirante da Serra, à lagoa do Japonês e os fervedouros.
Serviço
O que: Glamping no Jalapão
Quem faz: Korubo Expedições, Instagram / @safarinojalapao e Facebook / Safári no Jalapão

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.