Turismo no Tocantins: Serras Gerais

Natureza e cultura lado a lado!

Diversidade é a tradução perfeita para a Região Turística das Serras Gerais! São tantos os atrativos naturais e roteiros de experiência que fica difícil optar por apenas um entre tantos destinos! Separe vários dias para percorrer nossos municípios.

Se você quer banho, temos o Azuis, um dos menores rios do mundo, em Aurora; a translúcida Lagoa da Serra, em Rio da Conceição; a espetacular Lagoa do Japonês, em Pindorama. Dá pra praticar snorkel, rafting, boia cross e muitas outras aventuras.

Trilhas e cachoeiras? Também temos! Em Dianópolis, Rio da Conceição, Aurora, Natividade. Impossível não se impressionar com o impacto visual do Cânion Encantado, em Almas. Isso sem contar as grutas e cavernas.

Querem tradição? Esta região foi uma das primeiras do Tocantins (antigo Norte de Goiás) a ser ocupada. Temos Natividade, com seu centro histórico tombado como patrimônio nacional, as tradicionais Cavalhadas de Taguatingas, o “entrudo” no Carnaval arraiano e muitas festas religiosas. Tudo isso acompanhado de uma simples e deliciosa gastronomia, baseada nas referências sertanejas e produtos típicos do Cerrado.

Paçoca de carne seca, biscoitos doces assados em fornos à lenha seculares, como o famoso “amor perfeito”, geleias, doces e licores dos mais variados frutos.

Rio da Conceição

O lugar era conhecido como Rio das Éguas e seus habitantes eram os índios Xerentes. Por volta de 1915, Antônio Pedro de Carvalho, avô de Vivaldo José de Carvalho, pai de sete filhos, veio de Formosa do Rio Preto, Estado da Bahia, com sua esposa Joana. Antônio Pedro era boiadeiro, comprava gado no sertão e trazia mercadorias em geral, que trocava por gado. Seus filhos foram casando e ficando por ali, aumentando assim a população do lugar.

Otílio Alves de Carvalho chegou para instalar a primeira casa comercial e logo Florin Macedo também se estabeleceu comercialmente, contribuindo para a consolidação de um povoado ao qual se deu o nome de Rio da Conceição, pertencente ao Município de Natividade.

Gentílico: rio-conceiçoense.

Formação Administrativa

Quando Almas se tornou município, em 14 de novembro de 1958, Rio da Conceição foi incorporado ao seu território.
Depois de ter pertencido a dois municípios, a população reuniu-se e fez um abaixo assinado pedindo ao prefeito de Dianópolis que intercedesse junto ao governador de Goiás para que Dianópolis incorporasse o Povoado de Rio da Conceição. A redivisão territorial foi realizada e Rio da Conceição ficou a cargo de Dianópolis.
Em 20 de fevereiro de 1991, em conformidade com a Lei nº 251, foi criado o Município de Rio da Conceição. Instalado somente em 1º de janeiro de 1993.

Lagoa da Serra

A Lagoa da Serra, localizada na cidade de Rio da Conceição, no Tocantins, é considerada uma das mais belas da região. Suas águas cristalinas e mormas tornam o banho relaxante e prazeroso.
Compartilhe com facebook
Compartilhe com twitter
Compartilhe com linkedin
Compartilhe com skype
Compartilhe com telegram
Compartilhe com whatsapp