Tocantins tem alerta de chuvas intensos para essa sexta-feira (11)

O alerta significa perigo potencial e prevê temporais de até 50 mm/dia, além de ventos intensos, cuja velocidade pode variar entre 40 e 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para os 139 municípios do Tocantins. O aviso iniciou às 10h10 desta sexta-feira (11) e segue até as 10h deste sábado (12).

Os acumulados de chuva têm surpreendido os moradores do Tocantins desde dezembro. Por causa do alto volume, o nível dos rios aumentou e muitas cidades foram afetadas pelas enchentes. Em janeiro, mais de três mil pessoas chegaram a ficar desabrigadas ou desalojadas, principalmente em cidades do norte do estado.

Na última quarta-feira (9), uma forte chuva derrubou árvores sobre a rede de energia e provocou interrupção no fornecimento de eletricidade para cerca de sete mil casas em Palmas.

Imagens que circularam nas redes sociais mostraram que árvores foram derrubadas e galhos arrancaram fios. Os transtornos não afetaram somente quem estava em casa. Semáforos ficaram apagados em pontos da Avenida Teotônio Segurado e não havia iluminação em um trecho da vida.

Durante a tempestade, um poste pegou fogo e foi partido ao meio. Um vídeo feito por um morador mostra o momento em que a estrutura explodiu.

Instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Compartilhe com facebook
Compartilhe com twitter
Compartilhe com linkedin
Compartilhe com skype
Compartilhe com telegram
Compartilhe com whatsapp