Tocantins atinge o 2º lugar no ranking nacional do estado com maior número de queimadas desde janeiro

Por conta da estiagem, as queimadas são ainda mais frequentes nessa época do ano. O Corpo de Bombeiros seleciona brigadistas para ampliar a área de atuação no combate aos incêndios florestais.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Tocantins é o segundo estado com maior número de queimadas. De janeiro até este domingo (25), foram 3.683 focos de calor. Esse número é 16% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, que foi 3.159 focos de incêndio. O estado fica atrás apenas do Mato Grosso, que no mesmo período, contabilizou 6.822 focos.

Topo do ranking:
Mato Grosso – 6.822
Tocantins – 3.683
Maranhão – 3.252

Durante o período de estiagem, as queimadas se intensificam ainda mais, principalmente nos meses de agosto e setembro. Isso acontece com mais intensidade nesses meses por conta do calor e da baixa umidade. Além disso, os ventos fortes facilitam a propagação do fogo.

Para combater os incêndios florestais, o Corpo de Bombeiros decidiu ampliar a área de atuação dos brigadistas abrindo mais vagas. As inscrições já foram encerradas e 712 candidatos concorrem a 80 vagas.

A prova prática de aptidão física será executada nesta segunda-feira (26), a partir das 7h. Cada candidato terá apenas uma chance para percorrer a distância de 2.400 metros levando uma bomba costal com 24 quilos. O candidato não pode correr, apenas andar rápido. Para pontuar, ele terá que fazer o percurso com o tempo abaixo de 30 minutos.

O candidato deverá levar água e adotar as medidas de segurança contra a Covid-19. Ainda há cinco vagas de cadastro reserva para cada uma das oito cidades, onde o Corpo de Bombeiros está instalado.

Locais das provas
•Palmas – 1° Batalhão de Bombeiros Militar, Quadra 403 Sul, Avenida LO-09 com Avenida NS-05.
•Porto Nacional – Orla da Matriz, Avenida Beira Rio (ao lado da quadra de areia), Centro.
•Paraíso do Tocantins – Avenida José Otávio, esquina com a Avenida Comercial 01, Setor Nova Fronteira.
•Araguaína – No 2° Batalhão da Polícia Militar.
•Araguatins – Rodovia Estadual TO 010. Ponto de início: 900m da saída de Araguatins-TO em direção ao Aeroporto de Araguatins-TO, entre o Km 701 e 703.
•Colinas do Tocantins – Rua Independência esquina com Rua 2, Jardim. América (Ponto de referência – Martins Materiais de construção).
•Gurupi – Centro Olímpico Edberto Moreira Aguiar, Jardim Boulevard.
•Dianópolis – Kartódromo de Dianópolis, Cruzamento da Rua Honório José Cardoso com Aimorys, Setor Bela Vista.

Compartilhe com facebook
Compartilhe com twitter
Compartilhe com linkedin
Compartilhe com skype
Compartilhe com telegram
Compartilhe com whatsapp