Surto de Covid-19 em aldeia da Ilha do Bananal; mais de 70 casos foram confirmados

Um surto de Covid-19 atingiu a aldeia Santa Isabel, localizada na Ilha do Bananal, após uma testagem em massa feita pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) na última quarta-feira (5) foram identificados 60 casos positivos. O cacique Sansão Karajá contou que equipes da saúde continuam no local e hoje, quinta-feira (6), os casos já subiram para 70.

A aldeia Santa Isabel conta com mais de 900 indígenas, destes 80% foram completamente vacinados. O DSEI não informou quantos moradores foram testados, mas, segundo o cacique, menos da metade fizeram o exame. A aldeia é localizada dentro do território de Lagoa da Confusão (TO) mas a cidade mais próxima é São Félix do Araguaia (MT), que apresenta um alto índice de Covid e gripe. Na última semana, a cidade teve um grande evento que contou com a participação dos indígenas da Ilha do Bananal, um dos motivos do vírus ter se espalhando na aldeia.

O prefeito de Lagoa da Confusão, Thiago Soares (DEM), contou que o acesso à região é difícil nessa época por causa das cheias dos rios e ficou sabendo dos casos através de um morador da região. Thiago disse ainda que está a caminho da região para entregar cestas básicas enviadas pelo governo estadual e dar assistência aos povos.

Compartilhe com facebook
Compartilhe com twitter
Compartilhe com linkedin
Compartilhe com skype
Compartilhe com telegram
Compartilhe com whatsapp