A ferrovia histórica Minas-Rio, que foi inaugurada por Dom Pedro II em 1884, está sendo restaurada para receber um trem turístico. A rota terá 34,5 quilômetros de extensão e ligará as cidades de Cruzeiro, em São Paulo, e Passa Quatro, em Minas Gerais. A previsão é que a obra completa seja concluída até 2024. Porém, em dezembro de 2022, será inaugurada uma primeira parte do trajeto, que terá 6 quilômetros de extensão e ligará duas estações de Cruzeiro: a Estação de Cruzeiro, que fica no centro da cidade e também está sendo reformada para receber os passageiros, e a Estação Rufino de Almeida, que fica na zona rural da cidade. A responsável pelo projeto é a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), que afirma que 4,5 quilômetros da ferrovia já foram restaurados. O trabalho consiste em desenterrar e recuperar os trilhos de madeira, que foram abandonados há cerca de três décadas e estão apodrecidos.
Não se confunda
Passa Quatro, em Minas Gerais, já possui outro trem turístico, o Trem da Serra da Mantiqueira. Esse passeio realiza diariamente um trajeto de dez quilômetros entre duas estações da cidade, a Estação de Passa Quatro e a Estação Coronel Fulgêncio, já bem próxima do Túnel da Mantiqueira. O Trem da Serra da Mantiqueira continuará funcionando normalmente, de forma independente ao Trem Turístico da Revolução de 1932 – eles não terão ligação entre si.
Além disso, está sendo restaurada uma terceira rota de trem que, esta sim, ligará Minas Gerais ao Rio de Janeiro. A expectativa é que, até fevereiro de 2023, o trem percorra 37 quilômetros entre Três Rios (RJ), Sapucaia (RJ) e Chiador (MG).