Secretaria de Saúde do Tocantins investiga mais cinco casos suspeitos de varíola dos macacos no estado

Segundo a informação repassada, há uma pessoa com suspeita da doença e mais quatro casos sendo investigados.

A Secretaria de Saúde do Tocantins confirmou nesta terça-feira (2) mais um caso suspeito de varíola dos macacos no estado, além de outros quatro sendo investigados. O primeiro caso da doença foi confirmado há uma semana.

Segundo Afonso Piva, secretário de saúde do Tocantins, há um plano de contingência mas a população deve ficar alerta. “Estamos fazendo estratégias para conter isso com os protocolos, mas a população tem que ficar atenta e observar os sintomas e caso ocorrer procurar a unidade básica de saúde”, disse.

O caso suspeito é de um morador de Colinas do Tocantins, que já fez o teste e aguarda resultados em isolamento. O homem não tem histórico de viagem e os parentes não apresentaram sintomas. Os outros quatros casos são investigados são de Palmas, Gurupi, Porto Nacional e Lagoa do Tocantins. “Não são considerados suspeitos porque o paciente entrou em contato com a unidade básica de saúde, que vai olhar os sintomas junto com a secretaria. Se for constatado que são sintomas suspeitos, vai fazer o teste e fica como suspeito até aguardar o resultado da amostra”, explicou o secretário.

Compartilhe com facebook
Compartilhe com twitter
Compartilhe com linkedin
Compartilhe com skype
Compartilhe com telegram
Compartilhe com whatsapp