Secretaria de Saúde confirma 70 casos da variante ômicron no Tocantins e alerta para contaminação comunitária

Exames confirmaram a circulação da variante ômicron do coronavírus no Tocantins. Segundo o governo do estado, 70 casos estão distribuídos em 16 municípios. A Secretaria de Saúde alertou os moradores para os cuidados, já que a variante é mais contagiosa e os números apontam para uma contaminação comunitária.

O primeiro caso da infecção no estado foi confirmado em dezembro de 2021 e o governo disse que mais casos estão em investigação. A SES informou que não há registro de morte de nenhum paciente diagnosticado com a variante.

A Secretaria de Saúde informou que a identificação da variante ômicron é feita a partir do exame de RT-PCR detectável, realizados no Laboratório Central De Saúde Pública Do Tocantins (LACEN-TO), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A gerente do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), Arlete Otoni, disse que 563 amostras foram analisadas. “A partir dos resultados são realizadas a identificação dos casos através dos sistemas de notificação oficiais do Ministério da Saúde, para a investigação da evolução do indivíduo infectado”, explicou.

Conforme o governo “a análise segue critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), que encaminha a amostra para o sequenciamento genômico, o qual faz identificação qual variante está em circulação”.

O secretário de saúde do Tocantins, Afonso Piva, disse que é necessário reforçar ainda mais os cuidados para evitar o avanço do vírus. “Os números apontam para a contaminação comunitária pela nova variante e reforçam que precisamos, gestão pública e população, reforçarmos os cuidados para a não proliferação do vírus”.

Ele ainda alertou sobre a importância da imunização. “Vacinar contra a doença também é muito importante, uma vez que só a imunização é capaz de evitar os sintomas mais acentuados, casos graves e óbitos”, disse Afonso Piva.

Compartilhe com facebook
Compartilhe com twitter
Compartilhe com linkedin
Compartilhe com skype
Compartilhe com telegram
Compartilhe com whatsapp