Seagro discute em curso melhorias do desempenho reprodutivo em gado de leite do Estado

Mais que uma ferramenta de melhoramento genético, a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) é uma importante ferramenta de melhoria do desempenho reprodutivo em gado de leite. Neste sentido e dando andamento ao programa estadual de Melhoria da Qualidade Genética dos Rebanhos MAIS GENÉTICA TOCANTINS -em parceria com o + Pecuária Brasil -programa da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares (Conafer) e a Alta Genetics- o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) está realizando na Capital, até sexta-feira, 26, o curso de atualização em IATF.

“Estamos elevando o padrão de qualidade da criação bovina do gado de leite. O passo a passo, manejo e cuidado no processo de IATF, além da revisão teórica da técnica de inseminação artificial estão entre os temas do curso”, destacou o secretário da Seagro, Jaime Café, ressaltando que o conhecimento sobre os diferentes protocolos, as formas de implementação e acompanhamento vão fornecer condições para que todos possam utilizar a IATF com sucesso em gado de leite.

O curso é direcionado a técnicos que vão estar a serviço de parceiros e produtores. De acordo com a gerente de Pecuária da Seagro, Mara Luce Borges Leal, esse é um primeiro treinamento desta parceria para levar aos produtores tecnologias melhoradoras, visando aumentar a produtividade do rebanho bovino de leite com animais de qualidade.

O Programa
O Programa Estadual de Melhoria da Qualidade Genética dos Rebanhos MAIS GENÉTICA – TOCANTINS em parceria com o + Pecuária Brasil, programa da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares (Conafer) e a Alta Genetics, visa difundir a genética animal fortalecendo a cadeia do leite por meio da tecnologia de IATF que serão adotadas no Estado para atender produtores de gado de leite de várias regiões, num período de quatro anos.

Compartilhe com facebook
Compartilhe com twitter
Compartilhe com linkedin
Compartilhe com skype
Compartilhe com telegram
Compartilhe com whatsapp