Prefeita de Palmas monta quarto do filho ao lado de gabinete

Cinthia Ribeiro (PSDB) não tem direito a licença-maternidade e construiu um quarto para o pequeno Vittorio Caetano Mantoan, de apenas quatro meses, ao lado de seu gabinete.

Na prefeitura de Palmas, o pequeno Vittorio Caetano Mantoan, de quatro meses, segundo filho da prefeita Cinthia Ribeiro, ganhou um quarto especial ao lado do gabinete da mãe. Eleita em 2020, Cinthia engravidou em plena pandemia da Covid-19, aos 44 anos, mas a lei orgânica do município não prevê licença-maternidade para prefeitas e foi essa a solução encontrada para conciliar o trabalho com a maternidade.

Vittorio é fruto da relação de Cinthia com o pastor e advogado Eduardo Mantoan, o primogênito João Antônio, de 14 anos, é fruto do casamento com o senador João Ribeiro que morreu em 2013 após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Cinthia trabalhou durante toda a gravidez, dois dias antes do parto, estava entregando obras finalizadas, para ela, a licença deveria ser um direito de escolha. “Alguns secretários e assessores diretos já preocupados, me questionavam: ‘Prefeita, como vai ser isso, em que momento a senhora vai precisar sair? O vice vai assumir? Quando a senhora vai poder tirar a sua licença?’. Foi quando eu pedi um estudo para que o Chefe da Casa Civil me passasse as informações que me levassem a tomar essa decisão. Infelizmente, a Lei Orgânica de Palmas não prevê o afastamento da prefeita para uma licença-maternidade, sequer o termo ‘prefeita’ nós temos escrito na lei. A gente está falando de uma cidade jovem de 32 anos”, disse.

O espaço do bebê conta com todo o material necessário, desde berço a uma poltrona para amamentação. Vittorio vai para o local apenas quando Cinthia tem agenda interna, em reuniões ou eventos externos, o pequeno permanece em casa. “No intervalo, entre uma agenda e outra, eu consigo amamentar, matar a saudade, ver um pouquinho, às vezes eu trago meu filho de 14 anos também para não gerar ciúmes, coloco ele para fazer tarefa aqui do lado e a gente vai se organizando”, relatou a prefeita.

Compartilhe com facebook
Compartilhe com twitter
Compartilhe com linkedin
Compartilhe com skype
Compartilhe com telegram
Compartilhe com whatsapp