Período de defeso da piracema inicia em 1° de novembro, veja quais práticas são permitidas

Período de proibição da pesca em rios e lagos pode ser prorrogado pelo Naturatins.

Devido ao período de defeso da piracema, qualquer ato relacionado a pescaria, seja em rios ou lagos, campeonatos e torneios esportivos de pesca principalmente, estão expressamente proibidos no Tocantins do dia 1° de novembro de 2021 até 28 de fevereiro de 2022.

O período foi estabelecido na portaria n° 171, de 01 de outubro de 2021 do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Além da pesca, é proibido também o transporte, comercialização, beneficiamento e industrialização de espécimes provenientes da pesca.

Está liberado a modalidade de pesca esportiva “pesque e solte” desde que seja com anzol sem fisga e o pescador esteja portando carteira de pesca amadora. Outros atos que não entram na proibição são: pesca de subsistência praticada por ribeirinhos, a despesca, transporte e comercialização de espécimes provenientes de pisciculturas licenciadas.

A pesca nesse período é proibida pois é o momento dos fenômenos migratórios para desova, qualquer ato que interfira nesse processo pode atingir negativamente o equilíbrio biológico e prejudicar a formação de estoques.

Compartilhe com facebook
Compartilhe com twitter
Compartilhe com linkedin
Compartilhe com skype
Compartilhe com telegram
Compartilhe com whatsapp