Outubro rosa e o alerta para o câncer de mama, entenda a campanha

O Outubro Rosa surgiu por volta dos anos 90 com a ONG Susan G. Komen for the Cure.

O foco da campanha é alertar mulheres e a sociedade num todo sobre a importância da prevenção do câncer de mama. A campanha passou a aderir também debates acerca do câncer de colo de útero.

Por ano, aproximadamente 60 mil casos da doença são confirmados no Brasil, o câncer é a causa da morte de cerca de 13 mil mulheres por ano. Apesar de estar ligada a cuidados pessoais, hábitos e histórico familiar, a conscientização nesse mês é indispensável uma vez que o diagnostico precoce aumenta em 90% as chances de cura da doença.

Como diagnosticar?
Com um exame de toque é possível identificar os primeiros sinais da doença, por isso é importante que tenha-se o habito de examinar as mamas buscando algumas irregularidades como: irritações, inchaço, abaulamentos, secreções e formações de nódulos.
O principal exame para a detecção é a mamografia, que pode ser feito não só em mulheres que identificaram os primeiros sintomas, mas também em pessoas que tenham propensão ou estejam da faixa etária de risco. No Brasil, recomenda-se que o exame seja feito anualmente em mulheres acima dos 40 anos.

Compartilhe com facebook
Compartilhe com twitter
Compartilhe com linkedin
Compartilhe com skype
Compartilhe com telegram
Compartilhe com whatsapp