Novo golpe do WhatsApp é link falso para consultar dinheiro esquecido em bancos

Nova ferramenta do Banco Central já é alvo de golpistas.

O novo golpe que circula no aplicativo de mensagens promete consultar e até sacar valores esquecidos em instituições financeiras. O Banco Central chegou a lançar uma ferramenta oficial mas que não suportou a quantidade de acessos e foi tirada do ar, o BC anunciou que o link só ficará disponível novamente após o dia 14 de fevereiro.

Os golpistas aproveitaram a oportunidade para gerar novos domínios e atrair usuários para os sites falsos, que podem roubar dados e até mesmo convencer a vítima a enviar quantias em dinheiro. Normalmente, a mensagem que leva ao site falso parece inofensiva: “Consulte agora se você tem algum valor a receber! Saque instantâneo via PIX, mais de 7 milhões de brasileiros já consultaram e sacaram!”

Uma plataforma que que ajuda consumidores a verificarem páginas para evitarem golpes, identificou cerca de 2.367 buscas pela ferramenta BC que levam a seis sites diferentes, com as mesmas táticas de golpes. Alessandro Fontes, co-fundador da plataforma Site Confiável, contou que os links são ‘descartáveis’ pois são sempre colocados em categorias der risco ou denunciados nas empresas de hospedagens.

“Se recebeu uma mensagem, que o deixou curioso, com senso de urgência ou com uma percepção de vantagem exclusiva, pare, pense e pesquise sobre o que acabaram de enviar em seu WhatsApp. Pode ser um golpe”, alertou Alessandro.

Compartilhe com facebook
Compartilhe com twitter
Compartilhe com linkedin
Compartilhe com skype
Compartilhe com telegram
Compartilhe com whatsapp