Mulher tocantinense eleita a melhor chef do Brasil em prêmio gastronômico

Ruth Almeida venceu o Prêmio Nacional Dólmã de gastronomia 2021.

A premiação ocorrida nesta sexta-feira, 3, teve como vencedora a chef Ruth Almeida, a única finalista mulher entre outros cinco. Descalça, usando bata, turbante, capim dourado e pinturas indígenas, Ruth quis homenagear o estado de onde veio. “É muita felicidade que mal cabe no peito, estou dividida entre só chorar e sorrir. Mas o sentimento é de gratidão e de honra que veio parar mostrar que, assim como eu, muitas mulheres que sonham fazer da sua essência a força de trabalho devem seguir e acreditar.”, disse Ruth.

A chef já é conhecida no estado por participar de diversos programas de TV sobre culinária, além de ser presença confirmada nas edições do Festival Gastronômico de Taquaruçu.

Em depoimento, ela lembra dos pais agricultores e de seus oito irmãos, que sempre a incentivaram. O prêmio Dólmã tem um peso muito grande dentro no meio gastronômico, em 2017 ela havia vencido a etapa estadual da premiação. “É pelo meu pai, é pela minha mãe. E é para indígenas, quilombolas e trabalhadores do campo como eles que eu dedico essa vitória. É com essa raiz no meu coração que eu vou para a cozinha”, contou Ruth, emocionada.

Compartilhe com facebook
Compartilhe com twitter
Compartilhe com linkedin
Compartilhe com skype
Compartilhe com telegram
Compartilhe com whatsapp