Ministério da Saúde recomendou que estados e municípios ampliem CoronaVac, Tocantins diz que aguarda orientações

A vacinação de crianças de 3 a 5 anos com a dose que protege contra o coronavírus ainda não tem data para começar no Tocantins. Nesta sexta-feira (15) o Ministério da Saúde recomendou que estados e municípios ampliem CoronaVac para esta faixa etária, mas a Secretaria Estadual de Saúde (SES) diz que aguarda “orientações sobre como vai proceder a vacinação, o intervalo e demais informações”.

A SES já havia informado que o Tocantins está abastecido com o imunizante. Após a recomendação afirmou que “assim que todas as informações forem ajustadas e as doses enviadas ao Tocantins, iniciará a distribuição para a campanha de vacinação”.

De acordo com o Ministério da Saúde, a decisão será formalizada em nota técnica aos estados que deve ser publicada na segunda-feira (15), mas o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Daniel Pereira, afirmou que estados e municípios já estão autorizados a realizar a vacinação.

Na última quinta-feira (14) a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas havia informado que também aguardava a nota técnica oficial do Ministério da Saúde com orientações sobre a aplicação do imunizante para o público mencionado.

O MS anunciou a recomendação após ouvir a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização sobre a questão. Nesta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a ampliação da Coronavac para crianças nessa faixa etária.

O cronograma de entrega de doses adicionais também deve ser estabelecido em breve. Por enquanto, o Ministério orienta que sejam utilizado os estoques existentes no estados e municípios, mas disse que “segue em tratativas para aquisição de novas doses”.

Esquema vacinal e composição

O esquema vacinal para crianças a partir de 3 anos é o mesmo recomendado para os adultos: duas doses aplicadas em um intervalo de 28 dias. A vacina será a mesma já aplicada na população em geral.

Compartilhe com facebook
Compartilhe com twitter
Compartilhe com linkedin
Compartilhe com skype
Compartilhe com telegram
Compartilhe com whatsapp