Julho Verde reforça luta de prevenção contra o câncer de cabeça e pescoço

Diagnóstico precoce amplia as taxas de cura com menos sequelas.

Campanha une forças em torno da conscientização sobre os tumores de cabeça e pescoço. O Julho Verde foi estabelecido através da Lei 3.634/20, de autoria da deputada Luana Ribeiro.

O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de julho. No Tocantins, a campanha intitulada Julho Verde foi instituída no calendário oficial através da Lei 3.634/20 para alertar a população sobre os fatores de risco, sinais e sintomas da doença.

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 41 mil novos casos da doença são diagnosticados anualmente. A médica do serviço de Cabeça e Pescoço do Hospital Geral de Palmas (HGP), Rayla Souza, explica o objetivo da campanha. “A campanha é feita para levar cada pessoa a fazer o autoexame, a se observar, a se perceber, apalpar o pescoço, perceber a mudança da voz, perceber alguma pintinha que não cicatriza. A partir disso, ir ao médico e iniciar um tratamento precoce que pode ser o início de algum tipo de câncer”.

Em apoio a campanha, a deputada estadual Luana Ribeiro chama a atenção de toda a população sobre a importância do autocuidado e atenção aos primeiros sinais e sintomas da doença para obtenção de um diagnóstico precoce. “Precisamos nos manter alertas para os possíveis sinais da doença, por isso a necessidade de um mês com atividades informativas sobre os riscos, danos e formas de prevenção desse tipo de câncer. Muita gente não tem conhecimento da gravidade da doença e o diagnóstico precoce amplia as taxas de cura com menos sequelas”, ressaltou a parlamentar.

Em encerramento as ações do Julho Verde, a Secretaria de Saúde do Tocantins (SES) promoveu nesta terça-feira, 27, às 17h, a live sobre Câncer de cabeça e pescoço e as intervenções da fisioterapia, com a fisioterapeuta do serviço de Reconstrução de Crânio Facial, Talita Brunes. E também sobre o tema: Você sabe como prevenir câncer de cabeça e pescoço, com a participação da equipe multidisciplinar. A Live ocorrerá no instagram @saudeto.

Julho Verde

Julho Verde é um alerta para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço que atinge boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago cervical, tireoide e seios paranasais. A data foi criada para divulgar informações sobre esses tipos de cânceres que têm como principais fatores de risco o tabagismo, o consumo de álcool e as infecções por HPV. São cerca de 10 mil mortes por ano no país.

Compartilhe com facebook
Compartilhe com twitter
Compartilhe com linkedin
Compartilhe com skype
Compartilhe com telegram
Compartilhe com whatsapp