IR 2022: Prazo acaba hoje

Ainda não terminou de fazer sua declaração do Imposto de Renda 2022? O prazo para enviar o documento termina às 23h59 de hoje (31), pelo horário de Brasília. Não deixe para a última hora, porque o sistema da Receita pode ficar congestionado. A multa para quem entregar fora do prazo é de, no mínimo R$ 165,74, mas pode chegar a 20% do imposto devido, o que pode ser bem caro.

Se você não conseguiu reunir todos os dados necessários para fazer o IR 2022, a orientação dos especialistas é enviar a declaração incompleta para evitar o pagamento da multa por atraso. Depois, você pode completar as informações, enviando uma declaração retificadora, sem multa.

O fato de você entregar sua declaração sem todos os dados não significa que ela irá automaticamente para a malha fina. É possível corrigir ou acrescentar qualquer informação até cinco anos depois da entrega da declaração.

A multa por atraso é maior do que as pessoas normalmente acham porque é calculada sobre o imposto devido, e não sobre o imposto a pagar.

 

Compartilhe com facebook
Compartilhe com twitter
Compartilhe com linkedin
Compartilhe com skype
Compartilhe com telegram
Compartilhe com whatsapp