IPVA não terá aumento no Tocantins em 2022

Secretário da fazenda anunciou que a base de cálculo será a mesma de 2020.

O secretário interino da Fazenda, Donizeth Aparecido, anunciou que o governo do Tocantins vai manter, em 2022, a base de cálculo do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) com valores referentes ao ano de 2020, portanto, não haverá aumento no valor do IPVA devido a valorização dos veículos ao longo de 2021.

Mesmo as alíquotas do imposto não sofrerem alteração há seis anos, era previsto que o preço do tributo aumentasse, uma vez que a atualização, levando em conta a chamada Tabela Fipe, acontece todos os anos.

“A base de cálculo será referente ao exercício de 2020 que traz um valor um pouco menor do que os valores que seriam cobrados agora, referente à base de cálculo de 2021. Então no exercício de 2022 nós estaremos utilizando a mesma base de cálculo do exercício de 2020”, disse Donizeth em um vídeo publicado nas redes sociais.

Uma medida provisória mantendo a base de cálculo, foi enviada ao governador em exercício, Wanderlei Barbosa, para ser publicada ainda neste ano, contudo a MP não se aplica aos veículos novos.

Os boletos para pagamentos já estarão disponíveis em janeiro, no Detran ou na Sefaz, os proprietários de veículos ainda poderão pagar o documento em parcela única com desconto ou em até dez parcelas. A cota única e a primeira parcela deverão ser pagas até 17 de janeiro de 2022.

Compartilhe com facebook
Compartilhe com twitter
Compartilhe com linkedin
Compartilhe com skype
Compartilhe com telegram
Compartilhe com whatsapp