Governo do Tocantins busca soluções para os serviços laboratoriais aos usuários do SUS

Áreas técnicas da Secretaria de Estado da Saúde alinham ações coordenadas.

As áreas técnicas da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reuniram-se nesta quinta-feira, 12, para alinhamento de ações resolutivas para os serviços laboratoriais ofertados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no Estado do Tocantins. A medida é necessária após a rescisão contratual entre o Governo do Tocantins e o Sicar Laboratórios Eirele.

Na reunião, o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva pediu agilidade das equipes. “Precisamos ser ágeis na solução do problema para que a população não seja prejudicada e os pacientes tenham seus diagnósticos em mãos, recebam o tratamento adequado e restaurem sua saúde”, disse.

No encontro ficou definido que o Laboratório de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO) catalogará todas as amostras encontradas na sede do Sicar e avaliará a qualidade do material. Aliado a isso, o órgão também receberá todas as amostras que já foram coletadas pelas unidades hospitalares.

Para a análise das amostras a SES-TO buscou parceria com a Secretaria de Saúde de Palmas, que analisará a capacidade técnica para atender ao pedido. “Conversamos com o município de Palmas e esperamos uma resposta nos próximos dias. Aliado a isso, nossas equipes estudam a possibilidade de uma requisição administrativa e credenciamento de empresas especializadas”, disse Afonso Piva.

LACEN-TO
Desde o ano passado, o LACEN-TO está se preparando para a realização dos exames de Rastreamento do Câncer de Colo de Útero. Para isso a unidade já tem as equipes treinadas e está em fase final de instalação de equipamentos. “A partir da estruturação do LACEN-TO teremos um serviço de qualidade, com tecnologia inovadora, ofertado pela própria Secretaria, o que reduz custos e tempo na entrega dos resultados”, afirmou a superintendente de Vigilância em Saúde, Perciliana Bezerra.

Vistorias
Na tarde desta quinta-feira, técnicos da Vigilância Sanitária Estadual estiveram nos laboratórios que prestam serviços à SES-TO, em Araguaína. “A pedido do secretário Afonso, nossas equipes farão relatórios destas visitas que embasarão a Gestão Estadual, em decisões pontuais para garantir qualidade nos serviços prestados”, disse a diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Amanda Feitosa.

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.