Fique de olho na segurança e economia ao realizar as decorações de final de ano

Fique de olho na segurança e economia ao realizar as decorações de final de ano

Optar por tecnologia LED e estabelecer horários para uso da iluminação são fundamentais na hora de economizar

O desejo de todo mundo é poder aproveitar os festejos natalinos com toda a magia proporcionada pelas decorações nas casas, empresas, ruas e praças. Como a iluminação é parte fundamental e sempre presente nesta época do ano, com o uso de lâmpadas decorativas e pisca-piscas, a Energisa dá algumas dicas na hora de adquirir e instalar os produtos.

Na hora de decorar, opte por itens que não utilizam energia elétrica, como arranjos, vasos, guirlandas, entre outros. Na compra dos enfeites luminosos, sempre dê preferência para produtos com tecnologia LED – que são mais econômicos – e com o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Produtos sem essa etiqueta podem provocar superaquecimento, curtos-circuitos e até mesmo princípio de incêndio.

Quanto maior for a potência e o tempo de uso, maior será o consumo de energia. Então é fundamental que o consumidor faça a escolha certa na hora de adquirir os produtos. “Comprar luzes de LED é investir em um produto com maior eficiência energética. Essa escolha é muito importante até para evitar um aumento muito grande na conta de energia, já que é um consumo que não se tem em outros meses”, explica o analista de Eficiência Energética, Domingos da Costa Júnior.

Domingos também alerta para evitar o uso da iluminação por todo o dia. “Percebemos que em muitas casas as pessoas costumam dormir com as luzes de Natal ligadas e deixam acesas durante todo o dia, mas é importante ter esse controle”, reforça Domingos.

Estabeleça um horário para ligar e desligar os enfeites luminosos, como, por exemplo, das 19h às 23h, evitando desperdício e riscos de acidentes com as luzes ligadas durante toda a madrugada. Não instale as lâmpadas decorativas em estruturas metálicas, nem deixe a fiação elétrica ao alcance de crianças e de animais.

O Descomplicador

Querendo outras dicas de como economizar energia elétrica? A segunda temporada da websérie “O Descomplicador” já está no ar. O ator tocantinense Paulo Vieira ajuda os consumidores a reduzirem o consumo de energia em casa.

A primeira temporada teve seis episódios falando sobre a composição da conta de luz, sobre como variações de consumo acontecem, entre outros. Todos os episódios estão disponíveis no site www.descomplicador.com.br.

Compartilhe com facebook
Compartilhe com twitter
Compartilhe com linkedin
Compartilhe com skype
Compartilhe com telegram
Compartilhe com whatsapp