Trechos das rodovias TO-030 e TO-130 que ligam Palmas à região do Jalapão apresentaram riscos aos condutores durante o período de chuva. Buracos, rachaduras e até mesmo uma cratera se abriu no meio do caminho e uma parte da estrada cedeu totalmente. A Ageto alega que as obras de recuperação dessas vias só devem acontecer após o término do período chuvoso.
No caminho entre os distritos de Taquaruçu e Buritirana, na saída da capital, os motoristas são obrigados a invadir a contramão para seguir viagem. Na TO-030, em Santa Tereza do Tocantins, onde uma cratera se abriu na rodovia, os motoristas precisam optar pelo desvio na lateral que também está comprometido.
O guia Jonivon Amaral lamenta a situação. “Essa é a principal entrada. Essa é a principal vergonha de todo mundo que a gente tem que trazer de todos os países e estados e passar por isso aqui. Isso para nós é um tapa na cara”. Os trechos são parte da rota principal que liga as cidades ao principal destino turístico do estado.