Escolas encerram semestre letivo com muita criatividade

A Escola Estadual do Setor Sul aproveitou as festas juninas para abordar o tema alimentação saudável

Gestores de três escolas compartilham as experiências de ensino e falam das aprendizagens que alcançaram

As escolas estaduais do Tocantins realizaram, no mês de junho, diversas atividades, culminância de projetos e encerraram o semestre letivo com muita criatividade.

A equipe da Escola Estadual Setor Sul, em Palmas, abordou os temas generosidade, compaixão e a necessidade de compartilhar, realizando uma campanha de doações de alimentos não perecíveis entre os professores. Dessa forma, foi possível organizar 12 cestas básicas que foram doadas para famílias de estudantes.

Essa campanha encerrou com uma palestra virtual com a nutricionista Cecília Tenório, que reforçou a importância da alimentação saudável, com foco nas comidas típicas das festas juninas.

E, para encerrar, a escola promoveu uma live na qual os estudantes puderam se expressar e apresentar os trabalhos do segundo bimestre. “Esse foi um momento de interação com os alunos e de valorização de suas habilidades”, ressaltou a diretora Silmara Siqueira Rosário Machado.

E como inovação, a escola promoveu uma festa junina, em que cada estudante em sua casa pudesse festejar com a família. O aluno Luan Alves Lima foi um dos alunos que organizou a festa junina. “Foi um momento de grande satisfação, ornamentar a nossa casa, dançar, comemorar a alegria. Foi algo que gostei muito de fazer”, afirmou.

“Nesse semestre, pude perceber o crescimento da equipe com relação ao envolvimento com as atividades e com a aprendizagem dos alunos. Percebemos uma evolução em todos os sentidos, estamos conseguindo estar mais próximo das famílias e, com isso, estamos reduzindo a evasão escolar. E todos aprenderam a usar as novas tecnologias que possibilitaram a interação e manter o fluxo de aulas com os estudantes”, esclareceu Silmara.

No Colégio Estadual Raimundo Alencar foram premiados os estudantes que foram destaque no semestre

Visita a Barra de Aroeira

Em Santa Tereza do Tocantins, a equipe do Colégio Estadual Professor Manoel Silvério Dourado promoveu uma visita aos estudantes que residem no distrito de Barra do Aroeira, localizado a 13 km da cidade.
A visita realizada por professores e coordenadores pedagógicos teve o objetivo de conversar com os alunos, interagir com as famílias, verificar como se deu a aprendizagem e se as tarefas foram realizadas.

A diretora Flaviane Pereira Oliveira explicou que, no distrito de Barra do Aroeira, residem 29 estudantes e, quando a equipe vai até o local, aproveitam para realizar uma reunião com os pais.
A coordenadora pedagógica Mariana dos Santos Andrade Fernandes falou sobre a importância dessas visitas. “Verificamos a situação dos estudantes, quais as disciplinas que eles estão tendo dificuldades na aprendizagem. Foi uma ação de grande importância porque a gente percebe que o aluno precisa muito desse contato direto, lá não tem sinal de internet, portanto, precisamos ir lá com mais frequência”, ressaltou Mariana.

A equipe do Colégio Estadual Professor Manoel Silvério Dourado faz visitas na Comunidade Quilombola de Barra de Aroeira

 

Premiação dos estudantes

Em Guaraí, a equipe do Colégio Estadual Raimundo Alencar optou por encerrar o semestre premiando os estudantes que de alguma forma se destacaram nas aprendizagens e no compromisso com a escola.

Para valorizar esses estudantes que se esforçaram para manter em dia as tarefas escolares e os estudos, a escola promoveu um momento cultural, tendo o cuidado de observar os protocolos de biossegurança.

“Essa premiação é uma ação que foi criada neste ano na escola, foi realizada como forma de motivar outros estudantes e se dedicarem mais aos estudos. Percebemos que deu muito certo, houve muita empolgação e mais valorização para a escola”, esclareceu a diretora Larissa Leal.

Compartilhe com facebook
Compartilhe com twitter
Compartilhe com linkedin
Compartilhe com skype
Compartilhe com telegram
Compartilhe com whatsapp