O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ainda não divulgou nenhuma previsão para quando as obras devem ficar prontas. O trânsito segue bloqueado nos dois sentidos na altura do km 26, perto de Palmeiras do Tocantins. Pra quem precisa seguir até o Maranhão, existem duas opções de desvio.
Os motoristas que passam pelo local têm duas alternativas para ir do Tocantins ao Maranhão. A primeira é seguindo pela TO-222 até Carolina no Maranhão, pegando acesso à BR-230. Esse é o trecho mais distante e representa 207 quilômetros de desvio.
A segunda opção, mais curta, tem cerca de 200 quilômetros. O motorista deve seguir pela BR-226 até Darcinópolis, desviando pela TO-134, e depois pela TO-210, até o acesso à BR-230.
Começaram nesta sexta-feira (18) as obras para recuperar o trecho da BR-226 que desabou e acabou matando uma pessoa na madrugada da última quarta-feira (16). O local está interditado há três dias. Uma escavadeira foi enviada para trabalhar o solo e remover os detritos antes que o asfalto possa ser recomposto.
A Polícia Rodoviária Federal está no local monitorando a situação. Os motoristas que passam pela região enfrentam um aumento de pelo menos 200 km para fazer o trecho.
Os transtornos são ainda piores por causa do período em que o rompimento aconteceu. O Tocantins está no fim da colheita da safra 2021/2022 e por isso o tráfego de caminhões nas rodovias está perto do pico. A BR-226 é uma das estradas que compõem o conjunto de rodovias conhecido como ‘Belém-Brasília’ e é rota de escoamento dos grãos. Os veículos que descarregam nos pátios da Ferrovia Norte-Sul e que vão ao Porto de Itaqui, em São Luís (MA) também passam pelo local.