Eleições 2022: Urnas eletrônicas passam por testes antes de distribuição para cartórios

Em todo estado serão utilizados 4.741 equipamentos. Distribuição será realizada do dia 1º ao dia 15 de agosto.

Segundo a Justiça eleitoral, serão 657 urnas a mais que nas eleições passadas. Ao todo, 1,9 milhão de pessoas devem ir às urnas.

Para garantir a segurança e agilidade durante o processo eleitoral, todas as urnas que serão utilizadas nas eleições passam por ciclos de testagem a cada três meses na central das urnas do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, em Palmas. Essa é a última testagem antes da distribuição.

As urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições deste ano serão distribuídas aos cartórios eleitorais em agosto, mas o último os testes no centro de distribuição já começou. Em todo estado serão utilizados 4.741 equipamentos.

“Aumentou o número de eleitores no estado e por esse motivo também aumentou o número de seções eleitorais. Também temos mais candidatos nesta eleição do que na eleição municipal, então se demora um pouquinho mais para votar. Por esse motivo nós temos mais urnas eletrônicas e seções no estado inteiro”, explicou o secretário de tecnologia do TRE Valdenir Borges Júnior.

A distribuição será realizada do dia 1º ao dia 15 de agosto. Os equipamentos serão levados para os 33 cartórios eleitorais do Tocantins. Quando estiverem nos destino, todas vão passar por mais um ciclo de testagem antes das eleições.

“A gente roda um software, chama STE – Sistema de Teste Exaustivo. Esse sistema vai forçar cada componente interno da urna para verificar se está em condições plenas de funcionamento para que no dia da eleição a gente não tenha um problema de hardware”, explicou o chefe de seção Eduardo Koelln.

Dentre o total de equipamentos que serão utilizados no Tocantins, pouco mais de duas mil urnas são do modelo novo. Elas chegaram ao Tocantins em dezembro do ano passado. “A urna nova é mais moderna em questão de hardware mais novo, mais potente, mais veloz. O hardware criptográfico e a questão de software do certificado digital, assim como nas outras, a segurança é igual em todas as urnas”, disse.

Compartilhe com facebook
Compartilhe com twitter
Compartilhe com linkedin
Compartilhe com skype
Compartilhe com telegram
Compartilhe com whatsapp