Do que os times brasileiros precisam para se classificarem na Libertadores?

A quinta rodada da Libertadores 2022 tem início hoje e já pode definir o futuro dos clubes brasileiros na competição. O Brasil conta atualmente com oito representantes no torneio, com quatro ocupando a liderança de seus grupos, mas só um já classificado às oitavas.

Além disso, duas equipes brasileiras estão na lanterna de suas chaves e precisam dar a volta por cima para seguirem na competição continental. Os jogos da quinta rodada da Libertadores também acontecem amanhã (18) e quinta (19), e serão determinantes para manter ou para acabar com os sonhos dos clubes do Brasil no torneio.

Atlético-MG

O Galo ocupa a liderança do Grupo D, com oito pontos, a um de vantagem do Tolima, três do Independiente del Valle e a sete do rival América-MG. Faltando dois jogos, a equipe comandada por Turco Mohamed depende apenas de si para se classificar. Se vencer ou empatar na quinta (19) contra o clube equatoriano, o Atlético já vai assegurar a sua vaga para as oitavas de final da Libertadores. Caso perca nesta semana, o Galo verá o del Valle igualar sua pontuação, mas continuará dependendo apenas de si para se classificar. Bastará uma vitória contra o Tolima, na sexta rodada, para avançar na competição. No entanto, se o Tolima ganhar, o Galo vai precisar vencer no confronto decisivo da fase de grupos ou dependerá de um tropeço do del Valle para o rival mineiro.

Flamengo

Líder do Grupo H, com dez pontos, o Flamengo comemora a classificação hoje se pelo menos empatar com a Universidad Católica, no Maracanã. Isso porque o Rubro-negro está a três pontos de distância do Talleres, a seis do clube chileno e a nove do Sporting Cristal. Se somar mais pelo menos um ponto, garante o passaporte para as oitavas. Entretanto, se perder, verá o adversário de hoje chegar a sete pontos e ameaçar na última rodada. De qualquer forma, o clube carioca depende apenas de si. No cenário de uma derrota na noite hoje, a única chance do Flamengo não avançar de fase é se o Talleres vencer o Sporting Cristal, pela quinta rodada, e perder para a Católica, na última, na última, com a equipe comandada por Paulo Sousa também perdendo para os peruanos no jogo final. Com essa projeção, Flamengo, Talleres e Católica, terminariam com dez pontos e a classificação seria definida no saldo de gols. Atualmente, o saldo do Flamengo é de cinco positivos, enquanto o dos argentinos é nulo, e o dos chilenos, um negativo.

Palmeiras

Atual bicampeão do torneio, o Palmeiras é líder isolado do Grupo A, com 12 pontos conquistados em quatro partidas. Por ter 100% de aproveitamento, o Alviverde já tem a liderança e a classificação para a próxima fase garantidas. Mesmo que perca os dois jogos restantes, contra Emelec e Deportivo Táchira, a equipe comandada por Abel Ferreira não poderá ser ultrapassada.

Compartilhe com facebook
Compartilhe com twitter
Compartilhe com linkedin
Compartilhe com skype
Compartilhe com telegram
Compartilhe com whatsapp