O desmoronamento aconteceu por volta das 1h deste domingo (1) dentro da Caverna Duas Bocas, enquanto Bombeiros Civis faziam um treinamento.
O grupo de Bombeiros passariam a noite na caverna para um treinamento realizado pela escola Real Life, ao todo, 28 pessoas faziam parte do grupo. Uma parte do teto da caverna desabou e deixou parte do grupo retido. Especialistas em resgates da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e um geólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) foram levados a Altinópolis como reforço, por volta das 9h45 a primeira vítima foi retirada com vida, outras seis pessoas conseguiram sair com ferimentos leves e já receberam alta.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros não foram informados sobre o treinamento, Sebastião Abreu, dono da Real Life, afirmou que procedimentos como esse são comuns na escola mas não informou se havia autorização para a realização da atividade. Além disso, Abreu alegou que devido à chuva, a atividade poderia ter sido adiada, mas os instrutores presentes no local, resolveram dar prosseguimento.
Veja os nomes das vítimas fatais do acidente
Celso Galina Júnior, de 30 anos; Jenifer Caroline da Silva, de 25 anos; José Cândido Messias da Silva, 53 anos; Elaine Cristina de Carvalho, 52 anos; Rodrigo Triffoni Calegari, 32 anos e Jonatas Ítalo Lopes, de 28 anos, todos da cidade de Batatais;
Débora Silva Ferreira, de Monte Santo de Minas (MG)
Ana Carla Costa Rodrigues de Barros, 28 anos, Sales Oliveira (SP)
Natan de Souza Martins, 18 anos, de Altinópolis.