Cooperativas de Pedro Afonso e parceiros iniciam revitalização da Praça Ecológica IFTO

A Praça Ecológica IFTO, um dos principais cartões postais de Pedro Afonso, será revitalizada por meio do trabalho voluntário encabeçado pelas cooperativas do município – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Cooperativa dos Educadores de Pedro Afonso (Coed) e Sicredi – com apoio do Grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA), da Prefeitura de Pedro Afonso e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) Campus Pedro Afonso.
A ação faz parte do Dia de Cooperar – Dia C Edição 2021 e foi iniciada oficialmente no final da tarde da sexta-feira, 9 de julho.
Para marcar o momento foi realizado o plantio de mudas e entregues 60 de feijão à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Pedro Afonso.
O objetivo é que o trabalho seja concluído até o início do período chuvoso, entre os meses de outubro e novembro. Para alcançar o objetivo cada parceiro assumiu uma missão. A Coapa e o Grupo AMA estão reformando o quiosque da Praça IFTO, que será um Ponto de Referência Solidária. O Sicredi doará parte da grama e o IFTO disponibilizará mudas e mão-de-obra para plantio e poda, além de orientar sobre o paisagismo. Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente também disponibilizará mão-de-obra e mudas, e a Secretaria Municipal de Obras transportará a terra preta (doada por associado da Coapa) para plantio da grama e viabilizará a construção de calçadas ao redor do quiosque.

Foto: Secom COAPA

Ao lançar oficialmente o Dia C 2021, o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, que também preside o Sistema OCB/Sescoop-TO, destacou que as cooperativas têm em sua essência a preocupação com as comunidades onde estão inseridas. “Pelo oitavo ano seguido as cooperativas realizam o Dia de Cooperar, uma ação de voluntariado que ajuda a mudar a realidade de nossa cidade. Aproveito para agradecer os voluntários das cooperativas e nossos parceiros”, pontuou.
Também participaram do evento, a agente de Desenvolvimento Cooperativista da Coapa, Maria Silvana Ramos, o gerente da agência do Sicredi em Pedro Afonso, Luiz Eduardo, representantes da Coed, o presidente do Grupo AMA, Fabricio Rocha, a secretária municipal de Meio Ambiente, Jucielly Coelho, e voluntários.
Paralelo à revitalização da Praça IFTO, que foi construída no Dia C 2015, os voluntários estão realizando uma campanha de arrecadação de alimentos para atender famílias de Pedro Afonso e região. A coleta dos donativos segue até o próximo dia 30 de julho. Quem quiser contribuir pode entregar os alimentos nos seguintes locais: Coapa, Sicredi, Coed, Sicredi, Supermercado Mineirão e no Supermercado Miranda.
Dia C
O Dia de Cooperar nasceu em 2009 como um projeto inovador, realizado pelo Sistema Ocemg e a partir de 2013 espalhou-se por todos os estados brasileiros, tornando-se um grande movimento de voluntariado. O objetivo é desenvolver ações de responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios cooperativistas, por meio de ações voluntárias. Todas essas ações e atitudes positivas por um mundo melhor, realizadas pelo sistema cooperativista são celebradas no Dia de Cooperar.

Compartilhe com facebook
Compartilhe com twitter
Compartilhe com linkedin
Compartilhe com skype
Compartilhe com telegram
Compartilhe com whatsapp