Inspeção do Ministério Público comprovou que doses irão para o lixo em oito cidades do estado.
Os municípios integrantes das comarcas do MPTO de Araguaína e Wanderlândia foram inspecionados pelo Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSaúde) para verificação do andamento da campanha de vacinação contra a Covid-19 e foi apurado que a região perdeu o equivalente a 2.987 doses de vacina da Pfizer.
A promotora Araína D’Alessandro, coordenadora do CaoSaúde, contou que “as inspeções às unidades de vacinação fazem parte da estratégia de fiscalizar e acompanhar as ações dos municípios, garantindo apoio técnico e operacional aos promotores de Justiça”. Foram analisados detalhes como transporte, recebimento, conferência e armazenamento das vacinas, segurança dos locais de vacinação, publicidade, quantidade de vacinas recebidas e aplicadas e quantitativo de vacinas armazenadas.
O município de Araguaína sofreu a maior perda, somando 22.597 doses, em seguida vem Muricilândia, que perdeu 122 doses, Santa Fé do Araguaia, 72 doses, Aragominas, 60 doses e Nova Olinda, 12 doses.
Em Wanderlândia, 124 doses de vacinas deixaram de ser aplicadas entre os municípios de Wanderlândia, Darcinópolis e Piraquê. O CaoSaúde enviará os relatórios das fiscalizações às Promotorias de Justiça das comarcas para que tomem as providências necessárias.