Brasil: O maior produtor de alimentos em 2025

O agronegócio no Brasil participa em grande parte do PIB do país, que é cerca de ¼ do PIB nacional e do seu potencial de exportação. Ou seja, a previsão é que esse setor cresça e se expanda nos anos seguintes.

Antes da pandemia surgir, esse setor no Brasil estava indo de vento em popa, de forma rápida e constante evoluía. A pandemia, no entanto, gerou grandes impactos para esse setor e mudou então o seu curso natural.

Até o momento, devido a crise na economia que o país enfrenta, o setor está sob um momento de incerteza. Ou seja, ainda não se sabe ao certo como o setor ficará nos próximos anos.

Mas, é certo de que o agronegócio enfrenta um cenário muito desafiador no país daqui para frente.

Segundo uma estimativa feita pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, a previsão para 2025 é que o Brasil seja um dos maiores produtores de alimentos no mundo.

Mesmo com tantas dúvidas atuais, os números recentes são uma prova disso. Isso porque, os grãos que são produzidos aqui no país alimentam mais de 1,2 bilhões de pessoas ao redor do mundo, de acordo com a Embrapa.

E, além disso, esse setor também é responsável por 40% das exportações nacionais. De modo geral, por volta de um quarto das riquezas produzidas no Brasil, bem como metade das exportações para outros países, são feitas pelos produtores rurais.

Ou seja, esse é um setor muito vital aqui no Brasil, pois é um dos maiores empregadores. O agronegócio é responsável por garantir emprego para mais de 18 milhões de pessoas no Brasil.

A agricultura familiar é encarregada da maior parte, dando emprego para cerca de 10 milhões de pessoas. Vale notar que a agricultura familiar também tem um papel essencial no agronegócio no Brasil.

Segundo uma pesquisa, por volta de 70% de todos os alimentos consumidos no país são de origem dos pequenos produtores. Sendo assim, o setor é crucial por empregar milhões de pessoas, produzir e exportar alimentos.

Sendo assim, mesmo no cenário caótico e de tantas perguntas, se levar em conta o potencial do Brasil como produtor de alimentos, então o futuro é otimista. Não há dúvidas de que esse país possui um grande potencial para produzir alimentos.

Isso se deve a certos elementos que auxiliam a produção agrícola e pecuária aqui em solos nacionais, que nenhum outro país tem. Além do clima favorável também tem as chuvas que permitem a colheita em muitas áreas.

Quanto aos solos, eles são bem diversos e férteis para grande parte da produção agropecuária. Essas e outras vantagens permitem que esse setor aqui no país tenha um papel essencial nos mercados do Brasil e de outros países.

Desde meados da década de 90 que o Brasil começou a expandir a agricultura com base mais no aumento da produtividade do que na implementação de novas terras. Vale notar também que nosso país tem milhões de produtores rurais dedicados a trabalhar todos os dias.

Compartilhe com facebook
Compartilhe com twitter
Compartilhe com linkedin
Compartilhe com skype
Compartilhe com telegram
Compartilhe com whatsapp