Com elenco e produção formados totalmente por profissionais tocantinenses, o curta-metragem “O Segredo de João” deu início às suas gravações na última segunda-feira, 19, e pretende seguir até o final do mês de julho, em Palmas.
A produção audiovisual gerou cerca de 30 empregos diretos, dentre produtores, técnicos, direção e elenco. Seguindo todos os protocolos e orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), até mesmo a quantidade de atores escalados por dia no set e o corpo técnico foram reduzidos para evitar aglomerações.
O projeto foi idealizado pela Fábrica Produções em parceria com o Ponto de Cultura Itinerante Um Ponto Dois, com o objetivo de lançar novos talentos no cenário do cinema tocantinense. As gravações estão sendo dirigidas por Elisângela Dantas, pioneira em produções e curadorias cinematográficas da região, mas assume pela primeira vez o lugar de diretora. “Gravar este filme, com dramaturgia, elenco e equipe palmense nos enche de orgulho”, afirma ela.
A sinopse do filme apresenta João, um garoto que vive em um ambiente de grandes tradições culturais, sempre acompanhado por seu avô, Seu Bira, que dedicou grande parte de sua vida à arte e à cultura. Junto com sua melhor amiga Maria Eduarda e sua nova professora Juliana, vão transformar o mundo de um garoto triste, o Pedro, e descobrirão também “O Segredo de João”.
O elenco foi escolhido através de uma seleção aberta e também por convites. O esportista Gustavo Borges, que atua como protagonista, encara o desafio de ser ator no cinema, pela 1ª vez. “Está sendo uma experiência muito nova para mim. Estou ansioso em conseguir atender às expectativas da equipe e vejo essa estreia no cinema como um momento de transformação pessoal, pois o que já estou vivenciando neste momento já é para mim um grande desafio que merece ser celebrado”, Relata.
Segundo Elisângela, a obra tem como referência o clássico de Giuseppe Tornatore, “Cinema Paradiso” de 1988. “A amizade e deslumbre que o garoto Totó tem pelo projecionista Alfredo torna uma inspiração para relação de Seu Bira com seu neto, protagonistas do nosso curta. É a partir desta amizade de Bira e João e inspirada em Alfredo e Totó, que iremos trabalhar os conflitos vividos pelas crianças do filme”, aponta a diretora.
A parceria da Fábrica Produções e o Grupo Um Ponto Dois de Teatro para a produção de “O Segredo de João” foi contemplada pelo Prêmio Aldir Blanc Tocantins do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura”.
Ficha Técnica
Diretora: Elisângela Dantas
Produtor Geral: Justino Vettore
Diretor de fotografia: Pablo Pereira
Produtora Executiva: Bianca Melo
Operador de câmera: Celso Rezende
Captação de som: Alex Rocha
Assistente de som: Marquinhos Rocha
Direção de Arte: Ronan Gonçalves
Assistente de Arte/ produtor de objetos: Leandro Teodoro
Preparador de elenco: Cícero Belém
Figurinista: Vivian Oliveira
Assistente de figurino: Rubi Melo
Maquiagem: Jô Gonzaga
Platô: Carlos Gontijo
Still: Flaviana OX
Assessoria de Imprensa: Cinthia Abreu
Assessora Jurídica: Hamanda Almeida
Elenco: Davi de Oliveira Carvalho, Maria Eduarda Benmuyal, João Vinicius Martins, Milne Freitas, Ana Kamila Castaño, Gustavo Borges, Bell Gama, Patrícia de Sá, Cleuda Milhomem, Renata Patrícia da Silva, Marquinhos Rocha.