Alerta para risco de tempestade de areia no Tocantins

Climatempo prevê fenômeno para os próximos dias

Tempestades de areia foram registradas nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-oeste. Está previsto, de acordo com o Climatempo, que o fenômeno se estenda para o Tocantins e para a Bahia. São estados com o solo extremamente seco, graças ao prolongamento da estiagem, e com temperaturas bem altas. Os ventos podem chegar a 90km por hora nessas regiões.

Não há informações sobre quais áreas serão mais afetadas dentro dos estados, mas alguns municípios registraram chuvas nas últimas semanas, o que pode amenizar o fenômeno de acordo com o meteorologista do Climatempo, Dóris Palmas. “As áreas que ainda não receberam chuvas, como o norte de Minas Gerais, partes do Tocantins e o interior da Bahia, estão mais sujeitas a tempestades de poeira”, disse Dóris.

Na última semana foram registrados casos de tempestades de areia no interior de São Paulo, a cidade interiorana de Santo Antônio do Aracanguá registrou 3 mortes devido ao fenômeno. Eram trabalhadores rurais que na ocasião tentavam conter uma queimada quando a ventania transformou uma parede de poeira e fogo.

Compartilhe com facebook
Compartilhe com twitter
Compartilhe com linkedin
Compartilhe com skype
Compartilhe com telegram
Compartilhe com whatsapp