Além do Jalapão: conheça outros pontos turísticos do estado mais novo do Brasil

Com a chegada do aniversário do Tocantins conheça algumas regiões encantadoras do estado, a começar com a Ilha do Bananal

A maior ilha fluvial do mundo cercada pelos rios Javaé e Araguaia, com uma variedade de peixes que qualquer pescador esportivo sonha. Onde se situa o Parque Nacional do Araguaia, uma importante unidade de conservação brasileira, com os povos indígenas Karajá e Javaé.

Com aproximadamente 25.000 km², integra os municípios de Pium, Caseara, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia e Marianópolis do Tocantins.

A localização entre a floresta amazônica e o Cerrado favorece as diversas espécies de animais pela ilha, vivem ali onças-pintadas, botos, garças-azuis e tartarugas-da-amazônia. Para quem gosta de plantas, as mais conhecidas são encontradas por lá são orquídeas, maçarandubas, piaçavas e canjeranas.

O acesso ao local acontece principalmente por barco pois a infraestrutura para receber turistas é bem pouca. Em períodos de estiagem há opções de passeio por terra e água para chegar às praias do rio Araguaia. É comum durante o passeio, a presença de algumas aves como bem-te-vis, uirapurus e azulões.

Compartilhe com facebook
Compartilhe com twitter
Compartilhe com linkedin
Compartilhe com skype
Compartilhe com telegram
Compartilhe com whatsapp