A partir de 4 de julho conta de energia no Tocantins terá aumento médio de 14,78%

O aumento é feito anualmente e tem o objetivo cobrir os custos referentes à compra de energia e da infraestrutura de transmissão. O percentual médio deste ano ficou bem acima de 2021, quando o aumento médio foi de 4,04%.

A tarifa de energia elétrica no Tocantins terá um reajuste médio de 14,78% a partir da próxima segunda-feira, 4 de julho. O aumento foi fixado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) durante uma reunião na manhã desta terça-feira (28). No caso dos consumidores residenciais e comerciais, o percentual é um pouco menor, ficou em 13,68%.

O reajuste vale para todas as unidades consumidoras e varia de acordo com o tipo de cliente.

  • Clientes residenciais e comerciais (mais de 98% dos consumidores): 13,68%
  • Clientes de alta tensão (indústrias): 15,85%
  • Efeito médio: 14,78%

Esse novo percentual vale também para os clientes de baixa renda, embora continuem com o benefício de até 65% de desconto na conta de luz.

“Importante destacar que os clientes classificados como baixa renda, precisam manter o cadastro atualizado para garantir o desconto. A Energisa faz busca ativa por famílias que possuam o perfil para aderirem à Tarifa Social”, explicou o gerente de regulação econômica da Energisa, Bernardo Athayde.

Linhas de transmissão no Tocantins distribuem energia para Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país — Foto: Divulgação

No Tocantins são cerca de 640 mil unidades consumidoras nos 139 municípios. Conforme a concessionária, o número de pessoas beneficiadas com a tarifa social cresceu de 56.488 em 2018 para 91.684 beneficiados até maio deste ano.

Compartilhe com facebook
Compartilhe com twitter
Compartilhe com linkedin
Compartilhe com skype
Compartilhe com telegram
Compartilhe com whatsapp