A Operação Férias segue até o dia 31 de julho e todo efetivo administrativo e operacional das Unidades de Polícia Militar estará empenhado na ação.

Polícia Militar divulga balanço da Operação Férias realizada no final de semana
A Operação Férias segue até o dia 31 de julho e todo efetivo administrativo e operacional das Unidades de Polícia Militar estará empenhado na ação.

A Polícia Militar do Tocantins divulgou o balanço da Operação Férias, realizada neste final de semana, 2 a 4 de julho, em rodovias e pontos turísticos do Estado, principalmente às margens dos rios Tocantins e Araguaia. A Operação Férias é parte integrante da Operação Covid-19 / Ano 2021 – Tolerância Zero que tem como objetivo o cumprimento do decreto 6.230 que busca a prevenção e enfrentamento das condutas que contribuam para a propagação do novo Coronavírus.

De acordo com o balanço, neste final de semana, as equipes de segurança abordaram 479 veículos, 740 pessoas, dissiparam 38 aglomerações e vistoriaram 115 locais.

Ainda durante a operação, uma arma de fogo foi apreendida no bairro Taquari, localizado em Palmas. Uma equipe policial da Operação Tolerância Zero, recebeu uma denúncia anônima sobre um indivíduo de 28 anos que estava armado em um estabelecimento comercial do setor Taquari e ao realizar a abordagem, o suspeito tentou fugir e esconder a arma de fogo (revolver Taurus, calibre 38), com seis munições. No entanto foi capturado, assim como a arma foi localizada.

Operação é realizada em pontos turísticos do Estado, principalmente às margens dos rios Tocantins e Araguaia

Após a captura, os policiais encaminharam o suspeito e a arma localizada para a delegacia de Taquaralto. Durante o deslocamento, o suspeito confessou que era proprietário da arma de fogo e que pagou R$ 5 mil na compra.

No último domingo, 4, em Lagoa da Confusão, na orla da cidade, um homem que estava com o som automotivo ligado com volume muito alto, causando perturbação do sossego alheio, desobedeceu a solicitação dos policiais para desligar o som e por consequência disso, foi lavrado um termo circunstanciado de ocorrência e recebeu uma notificação de trânsito.

A Operação Férias segue até o dia 31 de julho e todo efetivo administrativo e operacional das Unidades de Polícia Militar estará empenhado na ação que tem como objetivos a preservação da saúde, a proteção da vida e o combate ao colapso do sistema de saúde público e privado, a fim de propiciar, à comunidade, o aumento da sensação de segurança e a diminuição dos índices de criminalidade.

Arma apreendida durante operação

Força-Tarefa Tolerância Zero

O decreto 6.230, assinado pelo governador Mauro Carlesse tem o objetivo prevenir e enfrentar as condutas que contribuam para a propagação do novo Coronavírus. O pacote de medidas instituiu ainda a Força Tarefa “Tolerância Zero”, que atuará de maneira a garantir o cumprimento do decreto e dispersar eventos e aglomerações.

A operação Férias é um desdobramento da Força Tarefa Tolerância Zero que é realizada por vários órgãos de segurança e órgãos de fiscalização estaduais e dos municípios de Palmas e Porto Nacional, dentre eles: Polícia Militar, Segurança Pública, Corpo de Bombeiros Militar, Cidadania e Justiça, Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) e Vigilância Sanitária. Esse primeiro resultado só foi possível graças à junção de forças.

Dentre as medidas elencadas no decreto, fica proibida a realização de eventos de qualquer natureza, além da aplicação de penalidades, em caso de descumprimento de regras, para pessoas físicas e/ou jurídicas (advertência, multas, interdição parcial ou total do estabelecimento, cancelamento de autorização para funcionamento de empresa e cancelamento do alvará de licenciamento).

Compartilhe com facebook
Compartilhe com twitter
Compartilhe com linkedin
Compartilhe com skype
Compartilhe com telegram
Compartilhe com whatsapp