16º Festival Gastronômico de Taquaruçu Prefeitura de Palmas divulga lista de classificados para degustação

Pratos com ingredientes típicos da região será avaliada por profissionais das áreas de alimentação e de bebidas entre os dias 2 e 8 de julho.

A prefeitura de Palmas divulgou a lista de classificados para degustação do 16º Festival Gastronômico de Taquaruçu. Conforme o edital, a preparação dos pratos com ingredientes típicos da região será avaliada por profissionais das áreas de alimentação e de bebidas de Palmas. A fase de degustação começa na próxima segunda-feira (4). Veja abaixo os critérios da avaliação e o que é preciso levar.

Esta será a segunda fase de avaliação. A etapa vai ocorrer entre os dias 4 e 8 de julho, na sede da Agência Municipal de Turismo (Agtur), localizada no Centro de Convenções – Parque do Povo Arnauld Rodrigues, em Palmas.

No total, 123 inscrições cumpriram as normas do edital e a etapa fase de degustação será da seguinte forma: 30 pratos salgados, 23 pratos doces, 54 comidinhas salgadas, cinco ‘Trailer/Food Truck’, cinco na categoria ‘Vegetariano’ e seis da ‘Rota Gastronômica de Taquaruçu’.

A preparação dos pratos será avaliada por profissionais das áreas de alimentação e de bebidas de Palmas. Todos foram indicados por parceiros do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e pela Empresa Junior do curso de Nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Critérios da avaliação

Para a valorização dos ingredientes regionais, os pratos devem conter obrigatoriamente no mínimo um ingrediente típico da culinária tocantinense. Durante a degustação o corpo de jurados técnicos vão avaliar cor, sabor, aroma, originalidade e criatividade entre outros critérios.

Cada concorrente terá 15 minutos para executar o pré-preparo necessário para apresentação do prato em tempo hábil.

Os concorrentes da categoria ‘Trailer/Food Truck’ deverão, além dos critérios mencionados, apresentar o veículo para a conferência dos equipamentos e da infraestrutura para preparação de alimentos, conforme Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso é preciso estar com a documentação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em dia.

O que levar?

Os participantes precisam levar os utensílios necessários para preparação (panelas, frigideiras, talheres, etc.). Cada um deverá entregar a cada jurado a receita da degustação digitada e impressa. Os custos de ingredientes e utensílios adicionais para apresentação da preparação serão de responsabilidade do concorrente.

Compartilhe com facebook
Compartilhe com twitter
Compartilhe com linkedin
Compartilhe com skype
Compartilhe com telegram
Compartilhe com whatsapp